Descrição Geral
Este livro traz vários enfoques novos para a compreensão do enigma em que se transformou a arte oficial de nosso tempo. Primeiro é uma análise multidisciplinar. Em segundo lugar, Affonso Romano de Sant?Anna traz, pela primeira vez para o espaço da crítica de arte, elementos da lingüística, da retórica e da filosofia, que são os mais eficazes para se analisar a ?arte conceitual?.
Segundo o autor, ?temos que enfrentar o problema da linguagem e a linguagem do problema?. Ou seja, a linguagem utilizada por alguns artistas e ensaístas constitui um problema que não tem sido considerado. Por isto ele vai fundo ao rever os sofismas fundadores da arte de nosso tempo. Afastando-se dos lugares-comuns e repetições registrados nos livros de história da arte, passa a pente-fino as alucinações críticas de brilhantes escritores como Octavio Paz, Jacques Derrida, Roland Barthes, Jean Clair e outros. Desenvolve uma fascinante operação de restituir Duchamp a Duchamp, a despeito de Duchamp e dos seus seguidores.
Com este livro, Affonso dá continuação a um trabalho tornado mais visível com Desconstruir Duchamp e A cegueira e o saber. Além de ser crítico e ensaísta, o autor, como reconhecido poeta, é também um criador, e como tal tem experiência suficiente para detectar os diversos tipos de falácias tanto da teoria quanto da arte contemporânea. Se na primeira parte do livro o autor faz uma analise objetiva de obras, nas seguintes, como pensador da cultura, enfrenta a urgência de se criar uma nova episteme, que, ultrapassando a modernidade e a pós-modernidade, vá além do ?relativismo?, da vulgata da ?certeza da incerteza? e nos possibilite ver, ainda que cruamente, que certos enigmas de nossa época não passam de conjuntos vazios.
Ficha técnica
Código | 9788532523679 |
Código de barras | 9788532523679 |
Estoque | 1 |
Modelo | Livro |
Categoria | Teoria E Historia |
Marca | Rocco |