Editora SCHWARCZ S.A
Model: ISBN 8547000682
Product ID: 29649
Product SKU: 29649
New In stock />
Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço

Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço

Destaque Lançamento

Estoque: 5 Marca: Editora SCHWARCZ S.AModelo:ISBN 8547000682 Referência: DLK 2350

Simulador de Frete
- Calcular frete

biografia; cangaço; nordeste

                                                                                    

biografia; cangaço; nordeste

A cangaceira que teve a cabeça decepada em 1938 era simplesmente Maria de Déa: jovem que morreu sem jamais saber que, um dia, seria conhecida como Maria Bonita.

Nos anos 1920, mulher decente não largava o marido, quanto mais para fugir com cangaceiro. Mas Maria Bonita não seguiu as regras. Abandonou o casamento para se juntar ao bando de Lampião, passou fome, sede e foi constantemente perseguida pela polícia. Décadas depois, passou a personificar a imagem da impetuosa guerreira, a Rainha do Cangaço, a Joana D’Arc da caatinga.

No entanto, sua história desfaz a ideia de que, no cangaço, homens e mulheres tinham direitos iguais. Abusadas sexualmente, desrespeitadas em seus direitos mais fundamentais, dentro ou fora do bando as mulheres viviam subjugadas aos desejos dos homens.

Neste livro, a jornalista Adriana Negreiros reapresenta, a partir de uma perspectiva feminina, a figura de Maria Bonita e descreve em cores vívidas o cangaço brasileiro.

biografia; maria bonita; cangaço; nordeste

Mulheres no cangaço

Depreciadas em seus discursos, relegadas a um plano inferior, essas mulheres tiveram seu papel como personagens históricas no fenômeno do cangaço. Adriana Negreiros encarou o desafio de juntar pistas e seguir o rastro de Maria e suas companheiras de bando. O resultado é um relato impressionante e inovador do sertão brasileiro dos anos 1920 e 1930 — e do papel dessas mulheres em um universo marcado pelo domínio masculino. Na foto, Maria Bonita, em primeiro plano, com o bando de Lampião.

 

Foto de Benjamin Abrahão.
 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características